top of page

Fitness no Brasil: A nova tendência

  • Renato Arruda
  • 24 de dez. de 2016
  • 4 min de leitura


O modo de fazer academia no Brasil mudou no decorrer dos anos e desde que a modalidade Fitness surgiu muitos hábitos dos frequentadores de academia mudaram. Em 2015 foi realizado uma pesquisa onde aponta que o Brasil é o segundo pais que aderiu a modalidade, onde anônimos e celebridades aderiram a ela. A pesquisa foi realizada pelo IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association). O Brasil é o segundo país com maior número de academias por habitante.


Com o levantamento da pesquisa, ela indica que o país em 2015 possuía cerca de 31.800 academias distribuídas de norte a sul, com 7,952 milhões de alunos adeptos a nova modalidade. Porém a pesquisa indica que o Brasil ainda tem a taxa de pessoas que frequentam academias em baixa, apenas 3,97%. Acabam se escrevendo só que não permanecer na academia. A pesquisa informa que o modalidade fitness engloba 18 países, entre eles estão Brasil, Alemanha, Argentina, México, Coréia do Sul, Itália, Canadá, Reino Unido, Japão, Espanha, Índia, Rússia, Austrália, França, China, Arábia Saudita, África do Sul. Essa pesquisa foi realizada em 2015 e agora estamos chegando no fim de 2016. Será que mudou está porcentagem?


Segundo a Revista Exame, o Brasil agora é um dos maiores países que cresceram com a modalidade e como o país por ser um dos países que mais vendem produtos relacionados a estéticas, o Fitness virou febre no pais inteiro, Hoje o número de academias que oferecem o fitness chega a 32.000 unidades. Atualmente vemos blogs, programas e celebridades aderirem e divulgarem o fitness e podemos citar duas celebridade brasileiras que são exemplos modelos fitness. Uma delas é a Juju Salimeni, que após aderir o fitness na sua rotina seu corpo foi modificando e ficando mais sarada e uma das mulheres mais lindas do pais. Outra beldade é a Graciane Barbosa que teve uma mudança radical em seu corpo comparando na época que era dançarina e hoje é modelo na modalidade.


Para quem tem interesse de investir ou abrir uma academia voltada para o fitness, tem que ter o investimento aproximado de R$ 100.000,00. E o investimento é em uma única parcela e não precisa ter experiencia no ramo. Porém, devemos lembrar que caso queira abrir um negócio como esse, é aconselhável pelo menos um conhecimento em administração de empresas e que seja dedicado ao trabalho. Os profissionais de educação física que desejam se especializar na área podem acessar o site www.fitnessbrasil.com.br/‎ e conhecer os cursos e ficarem por dentro dos eventos.


Agora confiram as tendencias que prometem em 2017 para o fitness no Brasil,informação segundo site http://saude.abril.com.br/fitness



1) Dispositivos eletrônicos

Vão de pulseiras que medem a frequência cardíaca a aplicativos capazes de montar percursos de corrida. O principal atributo deles é preservar a motivação para se exercitar.


2) Treinamentos funcionais

Eles não são uma novidade, mas estão na moda. Em vez de usar aparelhos na academia, o sujeito se vale do peso do próprio corpo — e de halteres, elásticos e afins — para malhar.


3) Exercício intervalado de alta intensidade

Esse tipo de treinamento chegou a liderar o ranking anos atrás. Basicamente, a pessoa intercala momentos de muita correria com outras de atividades mais leves. Se pensarmos bem, esportes como futebol, basquete, tênis e afins seguem esse preceito.


4) Contar com profissionais experientes e certificados

Na medida em que a atividade física é cada vez mais reconhecida como uma forma de prevenir e tratar doenças, é importante contar com a orientação de gente especializada, capaz de criar um plano de exercícios agradável, seguro e eficaz.


5) Treino de força

Estamos falando das práticas que visam fortificar os músculos — a musculação tradicional é a principal delas. É verdade que elas estão longe de serem uma novidade, porém seus benefícios cada vez mais evidenciados por estudos científicos, alçaram-na para a parte de cima do ranking.


6) Exercícios em grupo

Eles estão ganhando espaço por sua capacidade de motivar as pessoas. Os laços que se formam em turmas de corrida, de ciclismo ou do que for incentivam a prática esportiva, além de firmarem um compromisso que nos dá gás para levantar da cama.


7) Movimentação como tratamento médico

Segundo os entrevistados da pesquisa, cada vez mais vamos encontrar médicos que receitam atividade física como parte do plano terapêutico para uma doença.


8) Ioga

É curioso que uma atividade milenar seja considerada uma tendência. Contudo, o fato é que os estúdios de ioga se multiplicam mundo afora — e os benefícios que ela proporciona, inclusive para a cabeça, justificam essa popularização.


9) Treinamento com personal

Se a prescrição de exercício físico deve ser cada vez mais individualizada, é até natural imaginar que muita gente precisará recorrer a esses profissionais nos próximos tempos. O maior problema, aqui, continua sendo o valor das sessões.


10) Exercícios para emagrecer

Talvez o uso das atividades físicas com foco na perda de peso seja um destaque por causa do aumento contínuo nas taxas de obesidade ao redor do globo. De qualquer forma, é inegável que suar a camisa ajuda a emagrecer (e exige adaptações específicas no treinamento).

Comentários


© 2016 -2017 "FNews"

bottom of page