top of page

Unidos do Jardim Penha "Demonstração de união e Cultura"

  • Renato Arruda
  • 24 de dez. de 2016
  • 5 min de leitura

O carnaval de São Paulo está quase chegando e não poderíamos deixar de falar dos grandes eventos que as escolas de samba do grupo especial, do acesso e as escolas que estão lutando em busca do seu reconhecimento estão fazendo antes do grande espetáculo. Uma delas é a co-irmã G.R.C.E.S Unidos do Jardim Penha, situada na zona leste de São Paulo que completou este ano 11 anos de existência, ligada à cultura, música e principalmente ao samba, a escola está cada vez mais se desenvolvendo junto com a comunidade. Foi criada em 2005 no bairro do Jardim Penha, por André Lima e William França que é amigo do André desde criança. André é filho do compositor Wesley Lima que é diretor de carnaval da escola.

O André e o William desde os 9 anos de idade tiveram contato com o samba, pois os dois brincavam na rua de casa com as fantasias que o Wesley confeccionava para a Nenê da vila Matilde e os vizinhos seguiam os dois celebrando a brincadeira dos meninos, isso tudo em 2005.

No ano de 2013, começaram a organizar uma feijoada para arrecadar dinheiro porque queriam comprar instrumentos para a futura escola. A feijoada foi realizada na AV. Boturusu e assim conseguiram comprar os primeiros instrumentos. Em seguida conheceram Celso Jateme, onde acabou doando mais instrumentos para escola e também o sonhado Pavilhão. Com o grande sucesso do primeiro evento, a escola foi realizando mais eventos na comunidade e assim foram ao poucos construindo a escola.

Em 2015 com todo o apoio da comunidade, os fundadores da escola André e sua diretoria Wesley e Solange propuseram ao CEU Quinta do Sol o projeto da escolinha da Precursão e Porta Bandeira. O CEU aprovou o projeto, pois tiraram os jovens das ruas e ensinaram cultura e aprenderem a tocar um instrumento.

Projeto 1° Expor Afro

Em 2015, o CEU abriu as portas ao evento e tudo isso aconteceu por Luciana Crispim coordenadora Cultural e por Valdinei Gomes de Miranda coordenador de esporte, porém teve muita resistência para oferecer o projeto a comunidade, pois a comunidade tinha certa dúvida sobre o projeto. O CEU e a Unidos do Jardim Penha estão batalhando para construírem a quadra da escola e assim poderem proporcionar mais um espaço ao samba e a cultura. A Expo Afro tem o intuito de apresentar a cultura Afro para comunidade e seu convidados, mostrar os costumes, culinária, artesanatos.

A primeira Expor Afro teve barraca de tranças e bijuterias, está parceria com as barracas tiveram iniciativa dos diretores da escola e no ano passado a escola teve a participação da Mocidade Alegre, Bateria Bandida da USP-LESTE e a Amizade da zona leste em sua 1° Expo Afro.

Projeto 2° Expor Afro

*Imagem Retirada da Internet

A escola no dia 05 novembro apresentou a 2° Expo Afro "Miscigenação o Canto Das Três Racas" que teve exposições de barracas de artigos afros com as Meninas Mahim, show de pagode e samba, apresentação das co-irmãs Unidos de Santa Bárbara, Unidos do Peruche, Nenê de Vila Matilde e a Bateria Explosão que é a da própria escola, tudo isso com a parceria do CEU Quinta do Sol.

Barracas

Foto: Renato Arruda/FocusNewsOfficial

A dona Carmela

Dona Carmela trabalha com cartonagem que é um tipo de papelão mais forte, onde confecciona Porta cartão, Bolsas, Porta Moedas e carteiras femininas. Trabalha a três anos com esse tipo de confecções e é o seu primeiro ano que participa do projeto. Resolveu apoiar o projeto porque é uma maneira de mostrar a todos como é rica a cultura afro e usa as belas cores africanas para confeccionar seus artesanatos e vender a todos.

A barraca Anitarte

Foto: Renato Arruda/FocusNewsOfficial

A barraca Anitarte recorda a cultura Afro Brasileira ou seja nossas origens e trabalha com turbantes e com peças decorativas que representa a mulher africana, também confecciona brincos e tecido afro.

A barraca da Wicky

Foto: Renato Arruda/FocusNewsOfficial

A barraca da Wicky trabalha com artesanatos em tecidos filtro, que é confeccionado à mão, faz bonecas que representam as mulheres africanas e personagens de desenhos animados. Todas as barracas fazem parte das Meninas Mahin, que fala da cultura afro e ensinam as mulheres a confeccionarem e venderem suas confecções.

Apresentações

Unidos do Peruche

Foto: Renato Arruda/FocusNewsOfficial

Este ano o evento contou com grandes apresentações das co-irmas. A Unidos do Peruche que trouxe suas passistas, Mestre sala, porta bandeira e sua bateria para cantarem seus sambas enredo de grande sucesso e o enredo de 2017 que contará a historia de Salvador, Bahia.

Foto Renato

Nenê de Vila Matilde

Foto: Renato Arruda/FocusNewsOfficial

Outro espetáculo foi a Nenê de Vila Matilde que deu um show no palco com sua bateria, mestre sala, porta bandeira, suas passistas e as Baianas. A cor-irmã cantou seus grandes sucessos.

Unidos de Santa Bárbara

Foto: Renato Arruda/FocusNewsOfficial

Não podemos deixar de falar da Unidos de Santa Bárbara que trouxe o belíssimo casal Mestre sala e Porta Bandeira tão jovens e com um lindo samba no pé.

Desfile Plus Size

Foto: Renato Arruda/FocusNewsOfficial

Contamos ainda com desfile direcionados a modelos Plus Size que apresentou modelos belíssimos para tendência 2017, com cores vivas e com modelos lindas. O desfile foi um sucesso.

Cover da Diva Beyoncé

Foto: Renato Arruda/FocusNewsOfficial

Apresentação cover da Diva Beyoncé que deu um show com sua performance e acompanhada de seus bailarinos fez um grande espetáculo, e a cover com domínio de palco e dublagem, agitou o palco com os grande sucessos da diva do pop.

Michael Jackson

Foto: Renato Arruda/FocusNewsOfficial

Outro grande artista homenageado foi o Rei do Pop Michael Jackson que teve uma apresentação feita por um cover e realizou uma performance maravilhosa, onde relembrou os grandes sucessos da sua carreira. O cover também mostrou domínio e técnica na coreografias do rei do pop e conseguiu agitar o evento.

Bailarina

Foto: Renato Arruda/FocusNewsOfficial

Sem deixar de comentar a dançarina do ventre que vez uma ótima apresentação.

Studio dança e vida

Foto: Renato Arruda/FocusNewsOfficial

Também o Studio dança e vida que fez sua belíssima apresentação marcando presença no evento.

BATE PALMA AI

Foto: Renato Arruda/FocusNewsOfficial

Vale ressaltar a apresentação do grupo de pagode BATE PALMA AI, que animou os convidados com seu repertório.

A comunidade prestigiou o grande evento, mostrando a união e recebendo os seus convidados com uma calorosa recepção, muita alegria e samba no pé,a Unidos do Jardim Penha também deu um show no palco com sua bateria com o comando do André e o Mestre sala e Porta Bandeira mostraram que tem samba no pé e domínio no palco.

Foto: Renato Arruda/FocusNewsOfficial

Quer conferir tudo que acontece com a Unidos do Jardim Penha? Acesse suas Redes Sócias https://web.facebook.com/UnidosdoJP

http://unidosdojardimpenhazl.blogspot.com.br/

Comentários


© 2016 -2017 "FNews"

bottom of page