Gosta de batata?
- Alexandro Chazan
- 10 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Se você esteve no mundo pelos últimos 8 mil anos, já ouviu falar desse popular tubérculo, o quarto alimento mais consumido no planeta.
Originário das américas, assim como o tomate e o milho, teve sua produção aprimorada pelos Incas nas regiões andinas-peruanas. Com a chegada dos europeus, o alimento foi "importado" e se popularizou de tal forma no velho mundo que se tornou rapidamente a base alimentar de muitos povos.
As heranças culturais da batata nos brindam com centenas de variedades cultivadas atualmente, além da agricultura, indo para a nossa área - a gastronomia - a batata se mostrou um ingrediente versátil e infalível! Assada, cozida, gratinada, frita, grelhada... Sendo ou não o prato principal, a batata fornece tantas possibilidades para a preparação de pratos, quanto para a indústria de alimentos, que sozinha teria méritos para ganhar um prêmio Nobel.
Mas não se deixe enganar por sua popularidade, nada é perfeito e, a título de curiosidade, sabia que a nossa querida batata é um alimento tóxico?! Não pense que pode ser uma boa ideia consumi-la crua. Mas para o alívio geral, as toxinas venenosas se desnaturam assim que ela é cozida, tornando-a inofensiva. Rica em carboidratos simples, nosso organismo é praticamente "programado" a preferir esse tipo de alimento, fruto de instintos ancestrais que induzem a preferir alimentos altamente energéticos, que possam "recarregar nossas baterias" rapidamente.
Mas, num cenário de facilidades tecnológicas, confortos modernos, sem privação de alimentos ou a obrigação de fugir de predadores, esse tipo de alimento acabou mais vilão do que herói, para nossa saúde.
Porém, com consciência alimentar e hábitos saudáveis, podemos provar de tudo, sem culpa. E continuar apreciando essa raiz que há milhares de anos tem trazido felicidade aos nossos paladares.
Para os amantes de batata, segue uma receita simples, porém elegante e muito saborosa! Confira:
Batata Duquesa
Ingredientes:
1/2 kg de batata inglesa
1 colher de sopa de manteiga
2 gemas
2 L de caldo de galinha e ervas
Para pincelar:
1 gema
1 colher de chá de manteiga
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas descascadas no caldo de galinha. Passe as batatas pelo espremedor ainda quentes e, em seguida, misture a manteiga e as gemas. Coloque a mistura em um saco para confeitar e crie bolinhas ou flores em um refratário untado com manteiga e polvilhado com farinha de rosca. Pincele as batatas com uma mistura da gema e manteiga derretida e leve ao forno pré aquecido para dourar.
Foto: internet



Comentários