Vamos falar de comer?
- Alexandro Chazan
- 31 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
O que é comida típica brasileira para você?
Por mais de quinhentos anos ao longo da história do nosso país, percorremos muitas culturas, infinitas formas, aromas, sabores, temperos. Pratos típicos com ingredientes exclusivos das diferentes regiões desse país continental. Isso sem contar os elementos folclóricos, religiosos, muito além da própria geografia e clima.
Na região norte, temos uma forte influência da cultura indígena, se mesclando de forma harmônica com procedimentos tradicionais dos imigrantes portugueses. A riqueza amazônica deixa sua marca e seu legado em muitos pratos, com aromas exóticos e fortes.
A região nordeste nos presenteia com um banquete ímpar de sabores picantes e de intensa influência africana. Porém, no interior sertanejo, cujo clima árido é bem conhecido da literatura, predomina mais as tradições portuguesas na raiz de suas práticas culinárias.
Já na região centro-oeste tem bem marcado a presença da pecuária em sua tradição econômica e influenciou a culinária local, induzindo a predileção por carnes bovinas, suínas e caprinas. Mais ao norte, a floresta tropical também oferece seus préstimos aos pratos da população e, mais ao centro-sul, a culinária imigrante portuguesa, trazida pelos desbravadores do Brasil colônia, predomina.
Por toda a região sudeste, nota-se a influência dos colonizadores em sua raiz, assim como também dos indígenas e africanos. Até o séc. XIX, a base alimentar em grãos e raízes, carnes e vegetais guisados, predominou. Exceto pelas terras capixabas que, pelo extenso litoral, criaram uma cultura de consumo de peixes e frutos do mar. Posteriormente, imigrantes trouxeram suas próprias culturas que foram sendo absorvidas, principalmente em território paulista, como os italianos, espanhóis, libaneses e mesmo os japoneses.
Em sua extensão, a região sul se adaptou à realidade geográfica e uma série de fatores históricos para se consolidar como a terra do churrasco e do chimarrão, apesar disso ser predominantemente verdadeiro no estado do Rio Grande do Sul. Seus vizinhos fronteiriços ganharam muito mais influência dos imigrantes alemães e italianos, além das culturas portuguesa e espanhola que também permeiam as origens desses estados.
No Brasil cabem tantos pratos típicos quanto culturas, credos e etnias. Saborear essas diferentes iguarias é mergulhar no universo múltiplo de possibilidades que a nossa pátria oferece. Valorizar isso é respeitar nosso passado, nossa história, na mesma medida que fortalece o nosso futuro.
E, do Oiapoque ao Chuí, viva a comida tipicamente brasileira!



Comentários