A tecnologia e a transmissão de notícias falsas
- Paulo Dias
- 26 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Diariamente recebemos mensagem no WhatsApp e compartilhamos publicações no Facebook que nunca sabemos se são verdadeiras ou não.

Quando falamos do Whatsapp, as notícias mais comuns são falando sobre o aplicativo passar a ser pago ou que terá o bloqueio por compartilhamento de vídeos de abuso sexual. Isso acaba gerando medo para os usuários, já que muitos acabam utilizando-o como meio de trabalho ou fazer comunicações que não podem ser facilmente feitas por outros veículos. No caso do facebook, o que mais vemos nos compartilhamentos são as correntes que são bem frequentes na rede social, criada por Mark Zuckerberg, não ficando atrás logicamente, dos jogos de futebol narrados em várias publicações, programas de tv e até sobre a política.

E em ambos os casos, com o crescente aumento do desemprego, aumentaram também as publicações de vagas de emprego tanto no facebook quanto no WhatsApp. Um exemplo claro disso, é o processo seletivo para uma empresa de materiais de construção, que estava chegando a cidade de Guarulhos, que foi amplamente divulgado tanto pelo WhatsApp como pelo facebook , além da mídia local, e várias pessoas compareceram aos locais indicados para o processo, mas um detalhe fez toda a diferença, para as pessoas que ali estavam, a experiência exigida, que não foi especificada nas mensagens. Outro exemplo, foi a inscrição para um concurso público, que seria realizado em uma cidade a 2 horas da capital e 1 hora mais ou menos de Guarulhos, onde reuniu em um único dia, e somente aquele dia, mais de 3 mil pessoas, para no máximo 30 vagas, na área da educação. A maioria das pessoas ali presentes, receberam a mesma mensagem no WhatsApp e ninguém pensou duas vezes, e se dirigiram para o local. A fila chegava a dar volta no quarteirão, às 16 horas, hora que deveria ser o termino das inscrições.
Para finalizar, devemos nos atentar antes de compartilhar qualquer notícia que vemos nas redes sociais, para ter certeza se são realmente verídicas para assim evitarmos de espalhar notícias falsas, principalmente quando se envolve outras pessoas.
Fotos: internet



Comentários