Aplicativos de transporte individual e coletivo
- Paulo Dias
- 16 de jun. de 2017
- 3 min de leitura
Há alguns anos atrás, no máximo 5 anos só existia um meio de transporte individual, que eram os táxis e muitos dos taxistas usavam e abusavam das altas tarifas em cima dos passageiros, até que começou a chegar os aplicativos de transporte individual.
O primeiro aplicativo a chegar como alternativa aos taxistas, foi o Uber, e assim como em seu país de origem, os EUA, por aqui também não foi bem recebido, gerando manifestações e agressões, chegando até mesmo a morte, contra a Uber e os Uber.
Fonte:Moacyr Lopes junior/folhapress-Folha online

Enquanto estava tendo essa “guerra” de taxista contra os Uber, sai em destaque outro aplicativo que já estava no mercado, mas só era utilizado para quem queria usar taxis, que é o 99taxi. Muitas pessoas que estavam com medo de usar o UBER, por causa dos últimos acontecimentos, resolveram a usar o 99, popularizando assim o aplicativo, que até o UBER chegar, era esquecido da população, uma vez que ele foi fundado em 2012 e o Uber chegou no Brasil em 2014. Com a lei regulamentando o transporte particular de pessoas, a 99 decidiu inovar e agregou em seu time, carros particulares, assim como a UBER.
Há vários motoristas que dirigem na Uber que também dirigem na 99. Mas nem só de UBER e 99, é que vive o mercado de transporte de pessoas.Há também o Cabify, que em tese é bem parecido com os outros dois, mas você pode escolher se deseja ter o ar condicionado ligado, se quer musica entre outras coisas.

Mas não é somente os usuários que querem se locomover de um lado para o outro que tem a comodidade de ter um aplicativo, quem transita de transporte público também. Em destaque no Google Play, quando buscamos aplicativo de transporte coletivo, encontramos CittaMobi, Cadê o Ônibus e o Moovit, para buscas de ônibus, e quando buscamos metrô, aparece Metrô de São Paulo Oficial, São Paulo metrô, CPTM oficial e novamente o Moovit.
Normalmente todos os aplicativos citados acima informam e gerenciam o serviço condizente com o oferecido ao usuário, ou seja, os aplicativos de ônibus informam a localidade e o tempo de espera ou horário que o próximo ônibus de terminada linha ou destino irá passar no ponto em que você se encontra. Há alguns aplicativos que necessitam que você insira o ponto exato em que você pega o coletivo, para assim poder fazer os cálculos exatos. Já os que gerenciam o metro, informam aos seus usuários, como estão as linhas do transporte coletivo, se há algum problema, ou se está tudo normal.

Já no Moovit há um peculiaridade, pois o aplicativo reúne em um único lugar, tanto o serviço de ônibus como o de metrô. Nele você pode verificar quando há alteração de alguma linha de ônibus, ou quando aconteceu alguma coisa em alguma linha do metrô. Se caso você queira ir para algum lugar e não sabe como chegar ao local, você insere o endereço, e o próprio aplicativo já lhe mostra a melhor alternativa, além de mostrar as estações e pontos de ônibus mais próximos de você, e muitos outros recursos.
Há quem diga também, que o google maps, oferece um serviço semelhante, mostrando o horário que o próximo ônibus vai passar.
Esses são os aplicativos de transporte pessoal ou de transporte coletivo, ajudando a população no dia a dia, seja para chegar mais rápido ao seu destino, seja para não perder a hora de chegar no compromisso, através do transporte coletivo.



Comentários