Gastronomia: Quebrando os tabus
- LUMA COSTA
- 4 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Quando me pediram para escrever sobre Gastronomia, logo pensei, bom, dizer o quanto é importante e o quanto influencia na sua vida é um bom começo. Geralmente quando digo o que eu estudo, sempre me perguntam o porquê de escolher essa área, e minha resposta sempre será: “A gastronomia traz diversidades, o diferente, o incomum, aproxima pessoas que jamais veríamos juntas, é sinônimo de doação, respeito e amor por aquilo que se faz.” Esse curso te faz pensar além daquilo que se pode imaginar, criações de pratos, sabores, até as louças, tudo milimetrado, tem a delicadeza, a sutileza, o respeito principalmente... Eu queria que todos tivessem a oportunidade de estudar e entender essa área, ela quebra tabus, vou tentar explicar...um dia desses tive uma aula técnica na cozinha do Bom Prato, sim, que custa apenas 1,00 R$ cada prato. Vejamos, pensando assim, sendo um lugar tão barato será que compensa? E com toda certeza eu respondo – sim! Você não vai gastar mais do que se espera e vai comer muito bem! Esse restaurante tem uma organização tão coerente e organizada, cada passo é anotado, tudo para que possamos nos alimentar perfeitamente, então mais uma vez eu repito – sim, pode comer tranquilamente, sem receio algum. Estará comendo comida de qualidade e bem feita. Agora me pergunto se, um tempo atrás, eu pensaria assim, se não tivesse essa oportunidade de ter conhecido adentro. São coisas assim que te fazem pensar o porquê agir de certa forma e depois entender o sentido do mesmo. Gastronomia acrescenta, envolve culturas e absorve principalmente.

Quero falar que vale a pena, claro que, se você procura algo novo todos os dias em sua vida, crescimento pessoal e profissional é involuntário, você muda tão naturalmente com os conhecimentos adquiridos que a única forma de agradecer é retribuindo com o que aprendeu.
Não tenha medo de tentar fazer o novo na sua cozinha, mesmo que suje todas as louças, no final é recompensador. Enfrente, arrisque-se, bagunce tudo, é algo mágico, é tudo detalhado, estude, conheça cada instrumento, você cresce.
E por fim, quero deixar uma dica a vocês, quando receberem aquela visita inesperada num sábado a tarde, sabe? E se pergunta “o que faço para oferecer”? Sabe aquele pão que você quer dar fim mas não sabe como? Faça torradas com eles, deixe bem crocante, faça uma pasta com azeite e alho moído e pincele no pão, deixe no forno por mais ou menos 20 minutos a 180°C ou o tempo de sua preferência. Pegue um abacate, amasse-o até virar uma pasta, corte 2 tomates em cubos pequenos para médios e junto deles 1 cebola com o mesmo corte, misture todos os ingredientes temperando com sal, limão e azeite conforme agrade seu paladar. E para finalizar, frite file de frango e tempere ao seu gosto. Junte todos a mesa e se saboreiem com essa mistura de sabor. Para acompanhar que tal um suco de maracujá e morango que é a fruta da estação e ou uma cerveja? Proibida Puro Malte Esmaltada ou Eisenbahn, é uma boa pedida!

Se quiserem me encontrar, estou concluindo meu curso Técnico em Cozinha, trabalho fazendo doces por encomenda. Instagram: @lumathai/@heyaquitem. Facebook: Luma Costa.
Fonte/fotos: Internet



Comentários